O Março Roxo, uma iniciativa dedicada à conscientização sobre a Epilepsia, tem como principal objetivo mobilizar a sociedade em torno dessa causa. Anualmente, no dia 26 de março, celebra-se o Dia Roxo (Purple Day), uma data destinada a ampliar o entendimento sobre a epilepsia em todo o mundo. Pessoas de diversas nações são convidadas a usar peças de roupa roxas em apoio a essa conscientização.
Neste ano, a Associação Brasileira de Epilepsia (ABE) está planejando sua tradicional passeata em prol da conscientização sobre a epilepsia. A caminhada, marcada para o dia 24 de março. A Caminhada pela Epilepsia iniciará sua concentração às 9h do domingo, em frente ao Parque Prefeito Mário Covas, dispersando em frente ao prédio da FIESP, na Avenida Paulista em São Paulo.
A Caminhada pela Epilepsia no Dia Roxo conta com diversos patrocinadores e o apoio da Convert Marketing, cujo CEO, Igor Rodrigues, já participou ativamente em várias edições anteriores, como as de 2018, 2019 e 2023. No ano passado, o evento voltou com força total após uma pausa de três anos devido à pandemia, atraindo cerca de mil e duzentas pessoas para uma das principais vias da capital, a Avenida Paulista.
A epilepsia é uma condição neurológica caracterizada por episódios recorrentes de convulsões, que são causadas por atividade elétrica anormal no cérebro. Essa condição pode se manifestar de diversas maneiras, desde episódios breves de ausência até convulsões generalizadas mais graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença acomete cerca de 2% da população brasileira e cerca de 50 milhões de pessoas no mundo todo.
A Caminhada pela Epilepsia tem como principal propósito promover a conscientização sobre essa condição, que muitas vezes é rodeada por estigmas e desconhecimento. Além disso, esse evento proporciona uma valiosa oportunidade para que pessoas afetadas pela epilepsia possam interagir entre si, compartilhar suas experiências e se apoiarem mutuamente.
Espera-se que a parceria entre a Convert Marketing e a ABE neste evento mostre-se de grande sucesso mais uma vez, levando em consideração as edições anteriores. Com o apoio de estratégias de marketing bem planejadas e executadas, espera-se atingir um amplo público e disseminar informações importantes sobre a epilepsia de maneira eficaz.