No dia 26 de março é celebrado o Dia Mundial da Conscientização Sobre a Epilepsia e uma passeata foi realizada na Avenida Paulista em São Paulo em prol da conscientização sobre a doença. O evento, conhecido como Purple Day (Dia Roxo), foi criado pela jovem Cassidy Megan em 2008 no Canadá, com o objetivo de disseminar informações sobre a doença e combater o estigma que muitas vezes a acompanha.
O Purple Day no Brasil recebeu apoio da Associação Brasileira de Epilepsia (ABE) e outros patrocinadores, após uma pausa de três anos devido à pandemia. Em apoio ao movimento, foi organizada uma caminhada no domingo, 26 de março, que teve início às 9h em frente ao Parque Mário Covas (nº 1853) e seguiu até o prédio da FIESP (nº 1313). Além de promover a conscientização sobre a epilepsia, o evento proporcionou uma oportunidade para que familiares e pessoas com epilepsia se unissem e compartilhassem suas experiências.
Igor Rodrigues, CEO da Convert Marketing durante a Caminhada da Epilepsia.
Diversos patrocinadores e apoiadores, incluindo a Convert Marketing, representada pelo CEO Igor Rodrigues, contribuíram para o sucesso do evento, que reuniu cerca de mil e duzentas pessoas em uma das vias mais importantes e conhecidas de São Paulo. A Caminhada da Epilepsia também contou com a presença do deputado Luiz Fernando, autor da Lei 17215/2019, que instituiu o Dia Roxo no Brasil, tendo também contribuído para a realização do evento.
A epilepsia é uma condição neurológica caracterizada por episódios de convulsões, que podem variar em intensidade e duração, e que são causados por descargas elétricas anormais no cérebro. Apesar de ser uma doença relativamente comum, ainda há muita desinformação e preconceito em relação aos indivíduos que convivem com a epilepsia. Durante o evento, os participantes se vestiram de roxo, a cor que simboliza a causa, e caminharam por todo o percurso, portando cartazes, faixas e distribuindo materiais informativos sobre a doença.