Marketing nas mídias sociais

No Brasil mais de 90,8% das pessoas conectadas a internet já faz parte de alguma mídia social!

As mídias sociais são ambientes digitais desenvolvidos com o propósito de gerar interação entre as pessoas. Através das mídias sociais é possível encontrar pessoas com interesses em comum, compartilhar conteúdos e informações, debater assuntos polêmicos e criar relacionamentos pessoais e profissionais.



Para as empresas, as redes sociais são a melhor forma de conversar com o seu público, saber o que ele fala e pensa e desenvolver estratégias de comunicação eficazes e com grandes resultados.

Porque investir em marketing de conteúdo nas mídias sociais?

A resposta para esta pergunta é simples: porque há milhões de pessoas presentes de alguma forma nas redes sociais. Hoje, o Facebook, Twitter, Instagram e Youtube fazem parte da vida dos consumidores e influenciam não só o comportamento deles, mas também a decisão de compra.

Para ter uma noção da força das mídias sociais, separamos alguns dados estatísticos de algumas mídias:

• 1.28 bilhões de usuários ativos no Facebook.

• 50 milhões de páginas de marcas, empresas e personalidades no Facebook.

• Todos os dias são publicados 500 milhões de tuítes

• O Twitter tem mais de 1 bilhão de usuários. 46% deles tuitam, pelo menos, 1 vez por dia.

• O Instagram tem 200 milhões de usuários ativos e mais de 20 milhões de fotos compartilhadas até hoje.

• A cada minuto o Youtube ganha 100 horas de novos vídeos.

• 6 bilhões de horas de vídeo são vistas todo mês no Youtube.

• 300 milhões de usuários cadastrados no Linkedin em mais de 200 territórios.

• O Brasil é o terceiro maior público no LinkedIn.

Por trás de cada um destes números há uma grande oportunidade da sua marca melhorar sua imagem ou da sua empresa fechar negócio.

Outra dado importante para convencer você a investir nas mídias sociais é que mais 80% dos brasileiros pesquisam um produto antes de efetuar a compra ou contratar um serviço.



Marketing nas mídias sociais e a divulgação em mídias sociais

Nos últimos tempos o marketing nas redes sociais tem sido um dos segmentos que mais cresce em todo o mundo. Esse é um caminho sem volta em termos de tendência de marketing online e as empresas precisam se adaptar a esse novo cenário.

A tendência de aproximação do consumidor é criação de relacionamentos dentro das redes sociais. O canal ideal para criação desses contatos e por isso é cada vez maior o número de empresas que buscam nas mídias sociais divulgar seus produtos e serviços.

Essa tendência traz com ela novos desafios já que o marketing em mídias sociais difere totalmente das outras formas de marketing online que as empresas estavam acostumadas a utilizar. A divulgação em mídias sociais obedece a uma mecânica própria, mais sutil e estruturada do que a verificada em links patrocinados e posicionamento no Google, por exemplo. É importante que as empresas se conscientizem dessa diferença e se adaptem a essa nova realidade.



Como funciona o marketing nas mídias sociais

Marketing nas mídias sociais como estratégia


marketing nas mídias sociais é a estratégia pela qual nos valemos das principais redes sociais como ferramentas de promoção de uma marca, divulgação de produtos ou serviços.


Certamente podemos utilizar as mídias sociais para diversas outras ações, como a criação de um canal de atendimento ao cliente, por exemplo, mas no caso do social media marketing, o objetivo principal é justamente o de promoção de produtos e serviços.

Nas campanhas de marketing em mídias sociais, os profissionais de marketing digital fazem uso das ferramentas oferecidas pelas redes como Facebook, Instagram, Twitter, Google+ e outras, dependendo do caso e segmento de atuação da empresa.

Classificamos o marketing nas mídias sociais na categoria de marketing de display, que funciona de forma bem diferente de outros canais como marketing de busca, por exemplo. Por isso é necessário que as empresas se adaptem a essas diferenças conceituais para não caírem na armadilha de transformarem seus perfis em simples murais de promoções, sem interatividade e mensagem dirigida.

Uma outra característica do marketing nas mídias sociais é trabalhar também como marketing de relacionamento, onde o objetivo principal é criar, em primeiro lugar, um ponto de contato com seus clientes em potencial, para só depois introduzir, de forma muito sutil, a mensagem publicitária.


Marketing - Mídias Sociais

Vale a pena investir em marketing nas mídias sociais?

Sim. O investimento em marketing nas mídias sociais traz retorno, mas não pode ser encarado como uma panaceia universal como muitas empresas têm encarado essa nova opção no Brasil. Este é apenas mais um canal de divulgação a ser utilizado e por isso deve ser devidamente avaliado e contextualizado no panorama geral da estratégia de marketing digital das empresas.

A grande vantagem do marketing nas mídias sociais é que ela nos proporciona uma chance de aproximação do público-alvo, de maneira mais pessoal, dirigida e segmentada.

Através dela podemos nos aproximar de forma mais efetiva do consumidor e conhecer suas necessidades e anseios de forma mais direta, facilitando assim, não só a criação de estratégias mais eficientes para divulgação da marca, como também o conhecimento sobre o público que estamos querendo impactar.

Uma estratégia de médio a longo prazo


Um ponto que devemos salientar é que uma estratégia de marketing nas mídias sociais exige um prazo de maturação, e por isso é considerada uma ação de médio e longo prazo, já que relacionamentos não são criados da noite para o dia. Por isso, é necessário ter um planejamento detalhado da estratégia a ser adotada e estar preparado para muito trabalho, pois produção de conteúdo relevante, e interação são quesitos essenciais nesta área.

Entre outros aspectos que devemos levar em consideração é também a capacidade de fidelização proporcionada por esta estratégia, já que estes contatos criam laços de relacionamento que fazem do retorno do marketing em mídias sociais um dos que mais se destaca em uma estratégia de marketing digital.


A Convert tem uma equipe especializada e dedicada em tempo integral às redes sociais. Se você quer conversar com o seu público nada melhor que estar onde ele passa a maior parte do tempo na internet. Por isso criamos estratégias especializadas para promover suas mídias sociais e conquistar formadores de opinião e possíveis novos clientes. Nós criamos e gerenciamos seu perfil, monitoramos sua marca, desenvolvemos e gerenciamos campanhas de anúncios para todas as principais redes sociais do mercado.

Twitter, Facebook, Blogs, YouTube, Y! Respostas e Reclame AQUI ! Monitorar, Interagir, Promover ou Comunicar? Ou tudo de uma só vez? Conte com a Convert para fortalecer sua marca nas redes sociais.


Planejamento do marketing nas mídias sociais






Planejamento
Desvendando, organizando e focando objetivos


O planejamento é a etapa fundamental para qualquer projeto de mídia, e nas mídias sociais digitais não poderia ser diferente. Nesta fase, será levantado dados demográficos e psicográficos, forças, fraquezas, oportunidade e ameaças (SWOT).

Será possível identificar o público influente, as redes mais adequadas para serem exploradas e o tipo de conteúdo que possa ser relevante para o público, além de traçar objetivos, metas, estratégias e táticas. Trata-se de uma análise do mercado no qual o cliente está inserido e, a partir desta, determinar ações para alcançar os objetivos.


Produção de Conteúdo
Palavras otimizadas, publicadas no momento correto


A etapa de produção de conteúdo consiste em:
- Planejamento: o que publicar, quando publicar, qual a frequência das publicações, onde deve ser publicado o conteúdo, para qual público e como deve ser a adaptação do conteúdo para cada rede selecionada.
- Confecção do conteúdo para cada rede social selecionada.
- Publicação: adaptação do conteúdo, curadoria do conteúdo (quando for utilizado referências externas).


Criação de posts
Uma imagem fala mais que mil palavras


Criação de peças digitais que ilustrarão e ajudarão no compartilhamento e viralização de conteúdos digitais.

Plano de Ações
Ideias inovadoras para alcançar metas


O planejamento para as ações é baseado nas necessidades do cliente, nos objetivos determinados durante o planejamento ou de acordo com informações fornecidas pelo cliente e oportunidades que podem surgir durante o monitoramento.
Na etapa de planejamento de ações, serão definidos as melhores técnicas e vias de execução, o material necessário para a síntese das ações e as demandas de tecnologia (tais como vídeo, foto, etc) e humana (quantas pessoas serão necessárias para as ações).

A partir destas definições, são catalogadas as limitações do plano e traçadas estratégias alternativas para possíveis desvios de rota durante a execução.


Execução
Transformando ideias em realidade


Nesta fase, serão coletados todos os recursos importantes para a execução das ações planejadas, tanto palpáveis como não-palpáveis. Entre estes: gerenciamento do projeto, recrutamento da equipe, deslocamento, locação de equipamentos, produção e gestão da ação. Após esta coleta, tudo estará pronto e em ponto para entrar em prática.


Interação
Ouça, interaja e compartilhe


Momento em que ocorrerá contato com o público, tirando dúvidas, resolvendo problemas e conversando com o cliente. É nesta etapa que ganha-se relevância e o engajamento do público é estimulado.


Mensuração
Traduzindo números para tomada de decisões


Mensuração é a etapa em que todos os dados coletados durante a campanha será tabulado e analisado. Serão levantados dados quantitativos e, principalmente, dados qualitativos: Citações, impacto, níveis de influência e engajamento, amplificação e sentimento (imagem) são algumas das diversas métricas que poderão ser analisadas.


Monitoramento
Reordenar, recalcular e reotimizar


Nessa etapa será analisado o andamento das ações para que sejam executadas possíveis correções durante as campanhas, além da análise de imagem da marca no ambiente online, onde poderão ser identificadas oportunidades (prospecção de cliente, insights para necessidades do público) e o perfil do público-alvo com mais concisão.





Convert Marketing convert

Assessoria
estratégica

Assessoria de marketing e planejamento
Deixe que uma agência especializada em mercado digital cuidar de sua estratégia online! Ferramentas e tecnologias próprias, Equipes treinadas e qualificadas; e Atendimento exclusivo e personalizado são nossos diferenciais!
Clínicas Médicos Consultórios Fisioterapeutas e muito +

Google
marketing

Você na 1ª pág. do Google

Ajudamos a colocar seu site na primeira página! Somos uma empresa pioneira em SEO no país, que utiliza tecnologia 100% própria e coleciona trabalhos realizados em diversos sites no Brasil.

Cerca de 55% dos usuários clica apenas em um resultado nas buscas, e 80% clicam em no máximo 3 resultados. 64% dos usuários não passam da primeira página nos resultados de busca.

B2c loja
e-commerce

Ser especializada, para nós, significa primeiramente conhecer as necessidades dos lojistas e dos consumidores.

É a partir deste conhecimento acumulado que desenvolvemos um conjunto de soluções para o comércio eletrônico, destinadas a contribuir ativamente para o sucesso das operações de venda online de lojistas de qualquer segmento.

Agência Convert marketing

Assessoria, Consultoria e Planejamento de Marketing


 

Somos uma agência de marketing especializada em clínicas, médicos, consultórios, hospitais e laboratórios de SP. Estamos localizado na Parada Inglesa, próximo de Santana e da casa verde na zona norte de Sp. Em Alphaville estamos localizados no centro comercial Alpha Point. Com profissionalismo atendemos toda grande São Paulo, prestando assessoria de marketing digital. A agência trabalha com clientes na zonal sul, como no Paraiso, Vila Mariana, Av. Paulista, Aclimação, Bela Vista, Pacaembu, Itaim, Jardins, Pinheiros, Cidade Jardim, Vila Olímpia, Real Parque, Morumbi, Vila nova conceição, Interlagos, Na Zona Leste, Analia Franco, Tatuape, Mooca e região. Na Zona Oeste: Perdizes, Lapa, Nossa Assesoria de marketing também se estende para Alphaville, Barueri, Tamboré, Granja Viana, Jundiai, Sorocaba, Santos e Guaruja. outras regiões como Guarulhos, Osasco, São Bernardo, São Caetano e Santo André.